sábado, 16 de fevereiro de 2013

Existe predestinação quanto à salvação?




Certo dia um irmão, me disse ‘’ Edson tem pessoas que não tem jeito já está escolhido para o inferno ‘’ eu perguntei como assim escolhido para o inferno? Já nasce predestinado para isso. Desde pequeno sua natureza já aponta para fazer coisas erradas. Estes ai já era. eu novo convertido fiquei a pensar. Será que é verdade? Então se for verdade eu posso ser um destes?Então vamos ver o que a bíblia diz a respeito de predestinação referente à salvação;
Quero iniciar com o texto do apostolo Paulo em sua carta para Tito.

Tito 2: 11 – “Porque a Graça de Deus se há manifestada, trazendo salvação a todos os homens.”
E o que dizer aos escritos do apostolo Pedro em sua segunda carta?

II Pedro 3: 9 –”... não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”

Apocalipse 22: 17 – “... quem quiser receba de graça a água da vida.”
Está claro? Deus não predestinou ninguém para a perdição. Pelo contrário, é Seu desejo que ninguém se perca, todavia não pode interferir nas decisões do homem, por força do livre arbítrio que conferiu ao ser humano. Todos têm a oportunidade de se salvar, mas isso é exclusivamente uma decisão pessoal. Portanto, o princípio bíblico é que o homem é livre para decidir qual seu destino. Porém, é inegável o anseio de Deus pela salvação de todas as Suas criaturas, observe:

I Timóteo 2: 4 – “O qual deseja que os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”

João 3: 16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
Deus deseja que todos se salvem, os eleitos de Deus são todos aqueles que creram em Jesus e aceitaram o senhorio dele, tornando-se Seus imitadores e filhos do Pai celestial. A partir dessa experiência pessoal, chamada de salvação, tais indivíduos passaram a desfrutar da comunhão com Deus pelo Espírito Santo, que veio habitar nos cristãos para moldá-los à imagem divina de Jesus, de quem se tornaram irmãos e coerdeiros, tendo direito ao céu e à vida eterna.
A Bíblia fala de eleição (1 Crônicas 16.13; Isaías 65; Romanos 11; Colossenses 3.12; Tito 1.1; 1 Pedro 1.2; Apocalipse 17.14) e de predestinação (Romanos 8.29,30; Efésios 1.5,11), mas não num sentido individual. Tais textos se referem ao destino coletivo dos santos do Antigo e do Novo Testamento, aqueles que deliberadamente escolherem obedecer a Deus e à Sua Palavra.
Deus sendo onisciente sabe de todas as coisas, inclusive quem será salvo e quem não será. Mas isso não significa que Ele tenha predestinado uns para o céu e outros para o inferno. Afinal, Deus criou o ser humano e concedeu-lhe livre-arbítrio, responsabilizando-o por seus atos e suas escolhas. Se não fosse assim, a promessa de salvação não seria condicional: aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mateus 10.22;
(24.13). Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Apocalipse 2.10).
Deus deseja que todos se salvem, mas muitos não atendem ao Seu chamado. Se não existisse livre-arbítrio, o pecado da humanidade teria sido um plano do próprio Deus, como se Ele tivesse traçado esse destino de pecado e morte para o homem. Isso é um absurdo teológico!
É impossível para mim conceber a idéia de que todos têm um destino predefinido antes mesmo de nascer e que o Senhor ame mais uns do que outros; e, por isso, tenha previamente determinado a salvação de uns e a condenação de outros.
Se o homem não tivesse autoconsciência e livre-arbítrio, não teria culpa de absolutamente nada. Pois já estava predestinado para tal erro.
E você dotado de livre arbítrio, hoje tem a oportunidade de escolher. Ser Salvo ou ser condenado. Já fez a sua escolha?

Um comentário:

  1. Excelente texto, mais uma vez. Fico triste quando as pessoas não conseguem compreender a questão da predestinação que existe na bíblia e por isso apedrejam a gente quando citamos o assunto. A predestinação é segundo a presciência de Deus, ou seja, Ele tem conhecimento de nossas decisões e sabe quem será salvo eternamente e quem não será, e por conta de nosso livre arbítrio, concedido por Ele mesmo, ele não intervém em nossa decisão. Não fomos criados como robôs a fim de obedecer aos comando de Deus, Ele nos fez com poder de escolha! Congrego em uma igreja que se chama Igreja Batista do livre Arbítrio e estou lá até hoje justamente por crer nesta doutrina... Deus o abençoe!

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante