segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Juntos, mas não misturados



                                 
O texto que quero compartilhar para esta reflexão se encontra no livro do profeta Daniel Capitulo 1 versículo do 4 ao 6

Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.

E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.

E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;

CONTEXTO HISTÓRICO
Em 626 a.C., Nabopolassar foi entronizado na Babilônia quando os babilônios declararam independência do Império Assírio em declínio. Aliando-se aos medos no leste, começaram a testar a força dos assírios. Em 612, a capital Nínive caiu e, com o colapso do governo após queda da Carquêmis em 605, os assírios antigamente poderosos só ficaram na lembrança do povo do Oriente Médio ao qual aterrorizaram durante quase 150 anos.

Com a morte de Nabopolassar, o trono foi ocupado com habilidade por seu filho, o General Nabucodonosor, em 605. Na época, ele assumiu o controle de todos os territórios perdidos pela Assíria, incluindo Judá. Os filhos de Josias que ocupavam o trono de Judá se mostraram incapazes de aceitar o papel de vassalo, pois nas duas décadas seguintes se envolveram constantemente em conspiração contra os babilônios. O exílio de Judá tomou proporções devastadoras. Jerusalém foi destruída, alguns levados como cativos e os demais brutalmente assassinados – “Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres, jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus” (Daniel 1: 3-4).
Foi o caso de Daniel e seus amigos, que ao serem escolhidos e levados para a Babilônia, não se contaminaram com as finas iguarias que eram servidas na mesa real. Estes foram, especialmente, treinados e testados para o serviço no palácio do rei. – “E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei. Ora, entre eles se achavam dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego”

Quantas vezes estamos sendo ‘’escolhidos’’ para atividades seculares que consideramos uma oportunidade única para a as nossas vidas e esquecemos que o nosso maior chamado já foi dado e o que nos chamou foi o Deus Pai, Poderoso e Eterno e é fiel para nos livrar de todos os assovios do inimigo. Entre os jovens escolhidos de Judá, todos conhecia o Senhor Judá,conheciam o Deus de Isaque, Jacó e Abraão,porem estes estavam juntos e misturados na ‘’oportunidade ‘’ que se abriu para eles.meus amigos leitores muita vezes o plano do inimigo para nos destruiu parece ser mesmo uma porta de escape que está sendo aberta.Daniel e seus amigos teve suas vidas poupadas, teve o ‘’privilégio’’ de comer da comida do rei e beber da sua bebida,mas Daniel sabia que os prazeres desta terra são passageiros e o melhor está reservados para nos céus.a bíblia nos relata que Daniel propôs em seu coração não se contaminar com a comida sacrificada do Rei.ao tomar esta atitude Daniel estava colocando a sua vida em risco, nos evangélicos passamos por perigos diários, vivemos em uma contramão , tendo que se desviar de tudo que vem a nossa frente, mas o Deus de Daniel não o  abandonou em momento nenhum , e o jovem Daniel continua ali junto fazendo a diferença. Convenceu a Ananias, Azarias e a Misael a não se misturar. E está junto, mas não misturados.
E você meu amigo como está no mundo??? Está junto e misturado?? Ou como aqueles jovens está fazendo a diferença??
 Não é diferente em nossas vidas, somos provados todos os dias e temos que tomar a decisão de não comer da comida do rei nem bebe da sua bebida, pois Fiel é o nosso Deus e Ele nos dará crescimentos melhor do que os demais

Olha o que aconteceu com os jovens:

E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
Daniel 1:15

Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
Daniel 1:17

Meu querido Deus tem o melhor para a sua vida e vai te guardar nesta jornada difícil , assim como ele Foi com Daniel , Ananias, Misael e Azarias ele será na tua vida, vai te guardar e te exaltar nos meios dos contaminados.

5 comentários:

  1. Blog "bença" mano! Seguindo!

    God bless you!!!

    Microscopicamente falando (João 3.30),

    Pr. Walter Filho

    http://blogdowaltim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Edson,
    Parabéns pelo blog. Que Deus continue te abençoando poderosamente para que possais pregar a Palavra a todos que dela necessitam ouví-la e aprendê-la. Abraços, Thiago!

    ResponderExcluir
  3. Excelente mensagem, irmão Edson. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Edson pelo seu blog.Deus te abençoe! Se cada crente tivesse um blog...??? Ninguém segurava a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  5. Muito obr , é um prazer , ter estas autoridades no assunto comentando , q Deus continue abençoando e espero em Deus aprender sempre com os amados , um abraço a todos

    ResponderExcluir

Seu comentario é muito importante