quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ecumenismo: O que é ?





O Ecumenismo pode parecer um acontecimento de outra parte do mundo e com o qual ninguém, no Brasil, deve preocupar-se. Algo com tal nome não deve referir-se ao brasileiro, é um pensamento de muitos. Mas a verdade é que ecumenismo é uma realidade no país, há um bom tempo, e está crescendo a cada dia e influenciando as igrejas. Convém saber o que é esse ensinamento e como nos defender dele.
O que Significa a Palavra ‘Ecumenismo’?
 Podemos, primeiramente, entender uma crença se olharmos o que significa a palavra que é usada para descrever tal crença. Se entendemos bem o significado da palavra, podemos formar uma melhor opinião diante dela. Em português, no Dicionário Aurélio Eletrônico a palavra "Ecumenismo" vem da palavra ecúmeno do grego ‘oikoumêne’, que significa 'habitada (a Terra)', com mudança de gênero. Essa base da palavra significa: 1. A área habitável ou habitada da Terra. 2. O universal, o geral. Dessa primeira palavra se originou a palavra ‘ecumenismo’. A definição da palavra ‘Ecumenismo’ é: 1. Nos primórdios do cristianismo, todos os povos a quem se deveria dirigir a pregação do Evangelho. 2. Religião; Movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente na Igreja Católica, originado da crença de terem uma identidade substancial a doutrina e a mensagem de Cristo. A pessoa que pratica o ecumenismo é um ecumênico. Um ecumênico, pelo dicionário, é: 1. Relativo a toda a Terra habitada; universal. 2. Relativo ao ecumenismo. 3. Diz-se do crente que manifesta disposição à convivência e diálogo com outras confissões religiosas (Dicionário Aurélio Eletrônico, itálicos são meus).
 Examinando o significado da palavra ‘ecumenismo’, em primeira instância, ela parece inócua ou inofensiva. A palavra original significa somente universo e, nos primórdios dos tempos, foi usada apenas para relatar a todos os povos a que se deveria dirigir a pregação do Evangelho. Se ecumenismo refere-se a quem devemos pregar a Palavra de Deus, temos simpatia por ele. Devemos pregar o Evangelho a toda a criatura (Mar 16:15). Se um ecumênico é apenas uma pessoa que é habitante de um lugar do mundo, eu sou e você é um ecumênico.
 Mas, se a palavra ‘ecumenismo’ é entendida religiosamente como sendo uma identificação doutrinária igual para todas as igrejas, nenhum batista verdadeiro quer ser identificado com essa posição. Se um ecumênico é uma pessoa disposta à convivência e diálogo com outras confissões religiosas, como é que um batista verdadeiro pode ser um ecumênico? Na verdade, todas as outras igrejas têm tanto direito constitucional de existir quanto a nossa, mas relações íntimas (pois a palavra ‘convivência’ significa: 1. Ato ou efeito de conviver; relações íntimas; familiaridade, convívio. 2. Trato diário, Dicionário Aurélio Eletrônico) são impossíveis. Se a palavra ‘dialogar’ significa ‘travar ou manter entendimento’ (Dicionário Aurélio Eletrônico), os batistas verdadeiros, em relação à doutrina, não têm boa razão para manter entendimento com os que não obedecem a verdade. Podemos pregar aos que não concordam conosco e ensiná-los, mas sentar junto e dar a aparência que nossa igreja tem muito em comum com a doutrina de igrejas de outra fé seria um ato gritante de hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante