terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Esboço do Livro de Levítico

Título

Em hebraico, os livros de Moisés não têm títulos particulares; servem lhes de título as primeiras palavras do livro. No Gênesis o preâmbulo "no princípio" define o caráter do todo o livro, e acontece o mesmo com as palavras "chamou o SENHOR" que abrem o Levítico.


Realmente não há outro livro da Bíblia que contenha tantas palavras expressas pelo próprio Deus. Nesse livro, Deus, de Seu santuário celeste, chama a Moisés e com ele a todo Israel. O Senhor exorta o homem a se santificar para se aproximar dEle. Isto seria o papel principal da tribo de Levi. Como esse conjunto de ordenanças rituais que compõe o livro regula o comportamento dos sacerdotes em seu ofício, os tradutores da versão grega dos Setenta, intitularam-no simplesmente Levítico.



Finalidade do Livro

A santidade de Deus tem exigências das quais o homem não está consciente. Moisés foi intimado a se apresentar à tenda da congregação, onde Deus estava, para receber dEle as diretrizes de que Israel precisava. Mas, por que tantas instituições cerimoniais, cujos detalhes são minuciosamente previstos por Deus, e onde nada foi deixado ao acaso? O Espírito de Deus tem em vista aqui uma dupla finalidade.


a) Mostrar ao israelita o contraste entre suas limitações próprias e a justiça absoluta dAquele que lhe fala, e esta é a palavra chave do livro: "Disse o SENHOR a Moisés: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque Eu, o SENHOR vosso Deus sou santo" (19:1,2).


b) Apresentar com antecedência ao israelita o supremo sacrifício, o de Jesus Cristo, através dos múltiplos holocaustos e sacrifícios de expiação, que prefiguram a obra realizada na cruz do Calvário.


É, pois, um livro que não revela seus tesouros, senão â luz do Novo Testamento, e que só pode ser meditado se nos colocarmos diante da Pessoa e obra de Jesus Cristo.




O plano do livro

Capítulo 1-10: o que Deus propõe a Israel

Cinco sacrifícios (cap. 1-5)
Um sacerdócio bem regulado (cap. 6 e 7)
Sacerdotes inteiramente consagrados (cap. 8-10).


Capítulos 11-27: o que Deus prescreve a Israel

Leis absolutas abrangendo todos os domínios da vida.



Nesta seção alguns capítulos são mais importantes que outros:

13-14 - A lei sobre a lepra, que prefigura a obra de Cristo em relação ao pecado.
16 - A lei da cerimônia das expiações, tipo da obra de Cristo na cruz.
23 - A lei sobre as festas de Israel, imagens representando o conjunto da obra eterna de Cristo.
26 - As bênçãos, que ilustram a sorte presente e futura do povo de Israel, fora de Cristo e depois em Cristo.



Glossário


7:34
O peito movido - Ato de apresentação a Deus, com movimento de um lado para outro (confira 7:34 e 23:11).

8:7,8
A estola sacerdotal - Estola é a túnica do sacerdote, guarnecida de pedras preciosas (confira Êxodo 28:6-30) entre elas o Urim e o Tumim (luz e perfeição): antes que Sua palavra fosse escrita, Deus dava certas diretrizes por intermédio desses objetos, cuja natureza exata nos é desconhecida (confira Números 27:21; 1 Samuel 23:9 e 28:6; Esdras 2:63).

8:10,12-13;10:3
Consagrar - Separar, santificar.

10:6
"Para que não morrais" - Para um sacerdote, tocar um cadáver representava grave imundícia, impedindo-o de servir ao Deus vivo.

14:4
Hissopo - Pequena sarça (1 Reis 4:33) cujos ra¬mos serviam de pincel.

4:10
Efa - Medida de capacidade.

16:8
Bode emissário - O primeiro bode degolado sobre o altar, prefigura a obra expiatória de Cristo, "entregue por causa das nossas transgressões" (Romanos 4:25 a). O segundo bode, enviado vivo ao deserto, prefigura a obra de Cristo "ressuscitado por causa da nossa justificação" (Romanos 4:25 b). Não somente levou nosso pecado na Cruz, mas, enfrentando o diabo que nos acusa, Ele o expulsou para sempre!

20:4
Moloque - deus pagão ao qual os idolatras ofereciam sacrifício de crianças (confira 18:21; 2 Reis 23:10; Jeremias 32:35).


27:28-29
Santíssima ao SENHOR - Objeto, animal ou pessoa consagrada a Deus de que o homem não podia se apoderar sem incorrer em severo julgamento divino. Ilustração: Josué7.     (por J. H. Alexander)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é muito importante