terça-feira, 24 de maio de 2016

A Escola dos Bichos

Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma  escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher  as disciplinas.  O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de vôo. O  Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. E assim foi feito, incluíram tudo, mas… cometeram  um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem  todos os cursos oferecidos.  O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria  como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: “Voa Coelho”. Ele saltou lá  de cima e “pluft”… coitadinho! Quebrou as pernas. O  Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr  também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as  asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais  cavar buracos.

MORAL. 

Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias. Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades. Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feitos, então ame seu cônjuge como ele é e respeite suas ‘diferenças’. Ef. 5:28-33.
IV.Renúncia– “O que quereis que os homens vos façam, façais vós primeiro”. Mt. 7:12.
¬ O egoísmo é fatal para o matrimônio, por isso o cônjuge precisa: amar, dar, sofrer, suportar… I Co. 13:4-8. A felicidade só é completa quando cada cônjuge busca o melhor para o outro, pois é o prêmio para os abnegados.
V. Boa Comunicação – Para se comunicar é necessário ter um entendimento emocional, mental e físico das diferenças entre um homem e uma mulher. As mulheres, por exemplo, costumam se comunicar com mais riqueza de detalhes, os homens são mais objetivos. As mulheres são mais emocionais, os homens mais racionais. “Confessai as vossas culpas uns aos outros...” Tg. 5:16.


Segredos para um Casamento Duradouro:



 “Encontrar uma esposa é encontrar a felicidade, é obter um favor de Deus” Pv. 18:22.

I.  Companheirismo – “Não é bom que o homem esteja só” Gn. 2:18.

¬ A triste solidão experimentada pelo homem é resolvida pela companhia da mulher sempre que essa mulher haja sido pessoalmente dada por Deus…

II. Ajuda Mútua – “Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” Gn. 2:18.

b. A expressão “auxiliadora idônea” traz a ideia de um ser que tem a capacidade de prestar o auxílio necessário e que está num nível de igualdade por ser equivalente ao homem…

III. Adaptação dos Cônjuges – “Vós Mulheres....” “Vós Maridos....” Cl. 3:18,19, 23, 24.

¬ Só há um principio de respeito mútuo na vida familiar quando, ambos os cônjuges aceitam-se como são, entendendo que são diferentes, e essas diferenças precisam ser respeitadas.


Deus abençoe vocês!
Pr. Jair Pontes

Principios Batistas: O Espírito Santo


O Espírito Santo é a presença ativa de Deus no mundo e, particularmente, na experiência humana. É Deus revelando sua pessoa e vontade ao homem. O Espírito, portanto, é a voz da autoridade divina. É o Espírito de Cristo, e sua autoridade é a vontade de Cristo. Visto que as Escrituras são produto de homens que, inspirados pelo Espírito, falaram por Deus, a verdade da Bíblia expressa a vontade do Espírito, compreendida pela iluminação do mesmo. Ele convence os homens do pecado, da justiça e do juízo, tornando, assim, efetiva a salvação individual, através da obra salvadora de Cristo. Ele habita no coração do crente, como advogado perante Deus e intérprete para o homem. Ele atrai o fiel para a fé e a obediência e, assim, produz na sua vida os frutos da santidade e do amor.
O Espírito procura alcançar vontade e propósito divinos entre os homens. Ele dá aos cristãos poder e autoridade para o trabalho do reino e santifica e preserva os redimidos, para o louvor de Cristo; exige uma submissão livre e dinâmica à autoridade de Cristo, e uma obediência criativa e fiel à palavra de Deus.
O Espírito Santo é o próprio Deus revelando sua pessoa e vontade aos homens. Ele, portanto, interpreta e confirma a voz da autoridade divina.

Você é mais que Vencedor


Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
1 João 5:4

Quem já passou por uma grande fúria do inimigo sabe muito bem os que estas palavras de João significam , existem algumas situações que parecem que todos nos abandonaram , olhamos para o lado e percebemos que as pessoas que deveriam está do nosso lado nos abandonou, nossas forças parecem está se esgotando, é nesta situação que colocamos a nossa fé em pratica e podemos contemplar o Grande livramento do nosso Deus todo poderoso.

Por maior que seja nosso adversário, por mais forte que venha à tempestade, não se desespere, Deus é o nosso abrigo, Ele é o socorro bem presente na hora da angustia. Deus nos da vitoria sobre as adversidade e nos alivia no momento da dor . Em um momento muito especial, Jesus disse Para os seus discípulos: ’Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’’ (Mateus 11:28). Sabe o que isso significa? Que ao entregar nossas dificuldades nas mãos de Deus, Ele nos dará a segurança do que necessitamos. Aquilo que não conseguiremos com as nossas forças, Deus Pode. Pare de sofrer, Procure Hoje mesmo está na presença de Deus, deixe esta sobrecarga e Viva uma vida na presença do Todo Poderoso

Clame a Deus, não se entregue as lutas, Deus renova tuas forças, Ele te anima, Ele te ama, Le Cuida de Você, Ele nos prometeu que estaria conosco todos os dias, Para quem Crer tudo é possível.
Para concluir eu quero trazer a nossa memória o que está escrito em PV. 3.5:

‘’Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. ’’
Confia em Deus tenha Fé. Em Cristo somos mais do que vencedores

terça-feira, 17 de maio de 2016

Onde estão os mortos?


Muitas pessoas, perguntam, onde estão os mortos? O que acontece  após a morte?

 Fazendo alguns estudos e pesquisando sobre o 
assunto me despertou o interesse a  postar sobre o tema. E esclarecer um pouco sobre estas questões.

Nos tempos do Antigo Testamento, Paraíso e Hades ficavam na mesma região; eram separados por um abismo intransponível, podemos observar esta situação na parábola do Rico e Lazaro , contada por  Jesus (Lc 16.19-31).

Quando Jesus morreu, desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos.
Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.
Efésios 4:8

Quanto aos ímpios, permanecem numa espécie de ante-sala do Inferno final, o Hades, que não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos (Lc 16.23).
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
Lucas 16:23

Os que morreram em Cristo, portanto, estão no Paraíso, uma ante-sala do lugar de gozo pleno (Lc 23.43; 2 Co 12.1-4).

 Trata-se de um lugar onde os salvos se encontram na condição espírito+alma, isto é, o “homem interior” (2 Co 4.16).
No caso desses mortos em Cristo, o seu “homem interior” encontra-se em um estado intermediário, aguardando o Arrebatamento da Igreja. Naquele grande Dia, os salvos, que aguardam no Paraíso, se unirão aos seus corpos, na terra (1 Ts 4.16,17). E, na condição espírito+alma+corpo, ingressarão no Céu final, definitivo. e passarão a eternidade na gloria .

Apesar de os mortos em Cristo se encontrarem na presença de Deus, ainda não foram transformados. Isso só acontecerá na ressurreição (1 Co 15.51).

Considerando que, de acordo com Eclesiastes 12.7, “... o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”, todas as pessoas, sem distinção, salvas ou perdidas, ficam sob o controle de Deus (Mt 10.28). Quanto aos ímpios, vão para o Hades (gr. hades e hb. sheol), um lugar de tormentos (Ef 4.8-10; Sl 139.8; Pv 15.24).

Para concluir eu queria deixar para reflexão o texto de
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

E você Para onde vai querer passar a eternidade após a morte ?